quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Historico da escola - origem do nome



Biografia

Júlio de Castro e Silva nasceu em Aracati, no dia 18 de Dezembro de 1868, filho de Themistocles Joaquim da Silva e Ana Clara de Castro e Silva. Depois de cursar o seminário em Fortaleza , pretendia estudar medicina. Sem condições financeiras para transferir –se para Bahia ou Rio de Janeiro, pois no Ceará não havia escola de medicina, transferiu-se para o Amazonas, onde residiu durante 37 anos.
Era homem de vasto conhecimento humanísticos, adquiridos através da leitura de grandes obras que recebia da Europa. Proprietário de dois seringais, com a brutal queda do preço da borracha se viu na contingência de vende-los e voltar para Fortaleza , já que vários de seus filhos aqui estudavam.
De volta ao Ceará , adquiriu a Fazenda Pará, no município de Canindé, de lá se transferiu para Caucaia por volta de 1932. Trabalhou na antiga Inspetoria Federal de Obras contra as Secas, sendo então convidado para exercer a função de escriturário da Prefeitura, na administração Fausto Sales. Durante vários anos ministrou aulas de francês e latim. Faleceu no dia 19 de março de 1949. Caucaia muito lhe deve pela dedicação que sempre manifestou no exercício de suas funções na prefeitura. De três matrimônios, dois filhos lhe sobrevivem: Raquel Castro e Silva de Miranda, Viúva do Ex- prefeito José Nunes de Miranda (Cazuza) e Themistocles de Castro e Silva, jornalista, advogado e Ex-deputado




Fonte: Francisco José de Castro Miranda


Kiko do Cazuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário